segunda-feira, 5 de julho de 2010

Crianças e Adolescentes Participam de Atividades Sociais e Esportivas do Centro Espírita Antonio Batista Gordeuch

Dentre as atividades sociais do Centro Espírita Antonio Batista Gordeuch, a prática esportiva para crianças e adolescentes caminha com dificuldades, mas sempre adiante. A prova disso é a falta de espaço físico adequado para a prática de futebol, a grande paixão das crianças. 
Mesmo sem uniformes ou calçados, as crianças participam, muitas vezes chutando bolas velhas, mas alegres e entusiamadas, sob a orientação do companheiro Deodato Pereira do Nascimento, o Diozinho (foto de chapéu), que nas tardes de sábado e domingo, de forma voluntária, conduz os treinos e atividades esportivas e de lazer da turma.
 Os treinos, são realizados no pátio disponível no próprio Centro Espírita e na quadra de esportes JK(foto), no Bairro Popular, próximo dalí mesmo. Ocorre que a quadra de esportes JK, apesar de ser da prefeitura, encontra-se totalmente abandonada e bastante danificada. O piso está todo quebrado e sujo, não tem água, e as traves dos gols foram improvisadas com varas de bambú (foto). Mas, apesar de tudo, essa precariedade não desanima as crianças e adolescentes, ávidos por uma oportunidade de participarem destas atividades esportivas.
Cerca de 80 crianças e adolescentes da cidade de Itapirapuã participam do "Projeto Atletas de Jesus" que pretende oferecer atividades esportivas e de lazer, de forma saudável e educativa, de forma ocupar o tempo ocioso dos jovens, em período fora de atividades escolares, como blindagem ao uso de drogas e deliquências.
O Centro Espírita Antonio Batista Gordeuch tem em curso ousado projeto para construção da Unidade Social Bezerra de Menezes, aproveitando a construção inacabada do antigo Sanatório Adolfo Bezerra de Menezes, que será nada mais nada menos que um ginásio com quadra poliesportiva, e também com palco e camarins para oficinas e apresentações culturais e artísticas, como música, teatro, dança, etc. Também conta a obra com espaço social e para auditório que será usado para palestras educativas e eventos sociais. A obra encontra-se em fase de confecção do projeto de arquitetura física e com pequena parte de recursos em caixa, sendo que a maior parte ainda precisa ser alocada, dependendo de doações para tanto. Os recursos em caixa são advindos de doação de mercadorias por parte da Receita Federal do Brasil. O valor total da obra é de cerca de 200 mil reais e a coordenação da mesma está a cargo do Presidente do Centro Espírita ABG, Eurípedes Ramos Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário